Noticias



Francisco continua a missão de Pedro
Jesus por três vezes repete a Pedro: “apascenta minhas ovelhas”.( cf. Jo 21,15-17). Pedro, pois, recebe as funções de Pastor: a garantia do alimento e da bebida – a palavra e os sacramentos – e a proteção contra ameaças vindas de dentro ou de fora da comunidade: a unidade. A importância de Pedro no grupo dos doze  se manifesta de várias maneiras: a) Pedro é o porta-voz do grupo (ex.  : Mc 8,29); b) vem sempre citado em várias passagens em primeiro lugar (ex.: Mt 19,1-4); c) sua posição de liderança no grupo se mostra nas muitas vezes em que Pedro é citado nominalmente quando fala do grupo dos apóstolos(ex.: Lc 9,32;  Mc 16,7); d) era ele quem tomava as iniciativas de se dirigir a Jesus em ocasiões especialmente significativas(ex.: Mc 10,28; 8,32; MT 14,24; Jo 6,68); e) os cobradores de impostos se dirigem a Pedro(Mt 17,18-31); f) Pedro é o primeiro a ser citado nas aparições de Jesus ressuscitado, significando assim que ele é a testemunha principal da ressurreição(Ex: I Cor 15,5). Pedro morreu mártir em Roma e, desde então, a Igreja reconheceu no bispo de Roma, seu sucessor na missão apascentar o rebanho de Cristo, como nos ensina Santo Irineu (†202): “Porque é com essa Igreja (de Roma), em razão de sua mais poderosa autoridade de fundação, que deve necessariamente concordar toda igreja, isto é, que devem concordar os fiéis procedentes de qualquer parte, ela, na qual sempre, em benefício dos que procedem de toda parte, se conservou a tradição que vem dos apóstolos”  
(Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues - Jornal Bom DIa)

********************************************************


A oitava Congregação Geral do Colégio dos Cardeais, encerrada no final da tarde desta sexta-feira, decidiu que o Conclave para a eleição do novo Pontífice terá início na terça-feira 12 de março de 2013. Pela manhã, na Basílica de São Pedro, será celebrada a Missa “pro eligendo Pontifice” e na parte da tarde a entrada dos Cardeais no Conclave.

CONCLAVE:  Como se elege um novo PAPA?

 






Mais de 100 bispos de todo o Brasil participam do curso 
 com o tema “50 anos após o Concílio Vaticano II – Liturgia, Missões e Leigos”

(Rio de Janeiro - 4 a 8 de fevereiro 2013)


Nosso Arcebispo Dom Eduardo está participando e nos enviou noticias:




Terça feira - 05/02/2012:


Tivemos duas palestras com o Cardeal Antonio Canizares Llovera (Congregação para o Culto Divino) e uma com o Cardeal Rilke, presidente do Conselho Pontifício para os leigos. O Cardeal Prefeito da Congregação para Culto, abordou a Sacrossanctum Concilium e nos falou da necessidade de um novo movimento litúrgico hoje. Insistiu no significado profundo da participação ativa -contemplativa - na liturgia. Observou que esta participação não consiste em fazer coisas, mas, primeiro lugar em mergulhar no mistério celebrado, o mistério de Cristo, presente na Igreja, especialmente na Liturgia. Tudo que não leva ao encontro desta presença deve ser banido da celebração. Donde a importância de ’’promover e cultivar o sentido do Mistério e do Santo para uma renovação e revitalização do espírito genuíno da Liturgia’’.
O Cardeal Rilke desenvolveu o seguinte tema: ’’O Bispo, mestre, guia e formador dos leigos’’. Insistiu no encontro sempre renovado com Cristo como fundamento do estar no mundo do leigo e na necessidade urgente de uma presença do evangelho nas estruturas do mundo, missão específica dos fiéis leigos.  Toda a reflexão vem se desenvolvendo no horizonte do Ano da Fé.
Dom Eduardo, do curso dos bispos para a Arquidiocese de Sorocaba.



******************

Dom Eduardo, nosso Arcebispo está no Rio de Janeiro em um curso para bispos e manda notícias para todo nosso povo. Eis o seu comentário que pediu que fosse publicado em nossas mídias e redes católicas:

"O curso está muito bom. De um lado reflexão sobre liturgia ("Sacrossanctum Concilum"), de outro sobre os leigos e sua vocação na Igreja e no Mundo. Como estamos longe de uma liturgia que nos faça mergulhar no mistério. Muita criatividade ("fazeçao") e pouca contemplação, muito barulho e pouco silêncio. Dá o que pensar. 
Um abraço. Dom Eduardo.

*****************




Participar da liturgia consiste acima de tudo em mergulhar pela fé no Mistério celebrado e experimentar na contemplação a presença do Senhor. Nada mais importante para essa contemplação que o silêncio. O ruído irritante das baterias precisa ser banido das celebrações litúrgicas. (Dom Eduardo - 06/02/2012)


**************

Começou assim: ’’uma voz clama do profundo da terra e invoca um Deus que não existe.Não existe nenhum Deus que escute aquela voz; mas por que então a voz que invoca Deus existe?’’ É uma bela expressão do ateísmo inquieto e penoso que dá motivação à iniciativa pastoral e cultural chamada ’’Pátio dos gentios’’ e promovida pelo Pontifício Conselho para a Cultura coma intenção de abrir entre crentes e agnósticos ou ateus um diálogo profundo e respeitoso.A inquietude do ateísmo aqui assinalada - assim o queremos interpretar - comprova-se no faro de que a convicção da não-existência de Deus fica bastante incerta diante da indubitável existência da voz que O invoca.’’
O palestrante expôs então em que consiste a fé católica: uma fé que a pessoa recebe e que deve viver sob a moção do Espírito Santo. Não criamos a fé; recebemo-lá no encontro com a Palavra, o Verbo de Deus. (Dom Eduardo - 06.02.2013 - Curso Bispos)




********************

07.02.2013 - Curso para Bispos

Acabo de ouvir uma palestra sobre ’’Aspectos essenciais da vocação da mulher e questões atuais mais urgentes’’. A palestrante, colombiana e dra. em teologia, colabora no Conselho Pontifício para os Leigos.
Uma frase de sua fala, citando o teólogo ortodoxo Evdomikov: ’’ o fato de que Deus seja gerado por uma criatura nos mostra o poder que tem toda mulher, sempre que seja verdadeiramente NOVA CRIATURA, para gerar Deus nas almas devastadas...A mulher possui primordialmente este carisma maternal de gerar Cristo na alma dos homens’’.

Comento eu: toda mulher pode ser um lindo reflexo da mãe de Jesus.   

                                                                                          Dom Eduardo.




********************


ABERTURA ANO DA FÉ

Quinta-feira, de11 de outubro de 2012

Com a presença de um grande número de Padres, Diáconos, Seminaristas, e os alunos do Instituto  Teologia João Paulo II e todas as principais lideranças Pastorais, foi aberto oficialmente  o Ano da Fé em uma cerimônia que aconteceu no auditório do CAP (Centro Arquidiocesano Pastoral)

O Arcebispo Metropolitanos Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues conduziu, juntamente com o Padre Ricardo Cirino Vaz um momento de espiritualidade com a invocação do Espírito Santo, e a leitura de Hebreus 11, sobre a fundamentação da Fé, feita pelo seminarista Pablo e na sequência aleitura da carta apostólica "Porta-Fidei" do Papa Bento XVI

Em seguida, foi celebrada a Missa solene na Catedral Metropolitana.












Fonte:   site - Arquidiocese de Sorocaba




Nenhum comentário:

Postar um comentário