terça-feira, 11 de junho de 2013

Assembléia dos Bispos de São Paulo - junho/2013

Missa do segundo dia da assembléia dos bispos de São Paulo sobre a transmissão da fé.



Hoje,11/6/2013
Continuamos em Aparecida na oração a refletir sobre a transmissão da fé, tendo diante dos olhos o exemplo de Barnabé.
Barnabé, cheio de fé e do Espírito, e Paulo anunciaram, em meio a grandes sofrimentos, o evangelho, partindo de Antioquia.
Barnabé e Paulo retornaram da missão felizes, pois o Senhor abriu a porta da fé pagãos. Hoje o Senhor faz o mesmo se pregamos com amor.
Barnabé tinha uma fé profunda. Desfez-se de suas posses, deu aos Apóstolos e se tornou testemunha do evangelho.
Exemplo para nós.

Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues
Arcebispo de Sorocaba-SP





Assembléia dos Bispos de  São Paulo - 10.06.2013

Refletindo sobre a transmissão da fé:  catequese querigmática e mistagógica.



O tema:Transmissão da Fé.

Oramos e refletimos sobre os desafios postos para a Igreja hoje quanto à transmissão da da fé.
Este foi o tema do último sínodo dos bispos presidido pelo Papa Bento. Tivemos uma palestra sobre o tema pelo Dom Beni e, depois, cada bispo abordou aspectos importantes da questão tais como: importância da família na transmissão da fé; a necessidade de formação mais profunda dos fiéis; retomada da iniciação cristã; importância do testemunho pessoal e comunitário; a necessidade de ensejar a experiência de Deus; a importância do querigma como fio condutor do processo de formação; a necessidade de formação de pequenas comunidades integradas na grande comunidade, etc...Continuaremos amanhã com a mesma dinâmica: palavra aberta a todos os bispos (4 minutos cada vez). Na minha intervenção falei do caminho catequético que estamos fazendo em Sorocaba que deve ter seu desfecho no dia 6/10, ponto de partida para um plano de catequese que possa começar a responder aos novos desafios para a transmissão da fé. É toda a Igreja que faz a tradição da fé, razão por que em todas as reuniões e ações da Igreja deve se dar o aprofundamento da fé. A grande questão é: como fazer tudo isso? Quais os caminhos concretos? Como as paróquias poderão se tornar centros de irradiação, de celebração e de vivência da fé? Foi sobretudo salientada a importância do testemunho de vida de todos nós.

Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues
Aparecida, 10 de junho de 2013, 22h20 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário