sábado, 27 de julho de 2013

A Via Sacra na JMJ


O grão de trigo caído na terra, ressuscita no coração dos jovens de todas as nações.O Cristo que morreu, morreu por nós. Sua ressurreição é nossa vida.
Linda Via Sacra.
Nossas dores, Ele as carrega conosco e nos pede para ajudar os que sofrem, pois é Ele que sofre neles. O Papa Francisco ao final nos mostra os males que nós fazemos uns aos outros, denunciando os principais pecados de nossa sociedade. Francisco nos mostra que não estamos sozinhos: Cristo caminha conosco. Cristo nos convida a sair de nós mesmos e a estender a mão aos outros. Quem queremos ser? Pilatos? Cirineu? Maria? Jesus nos pergunta: quereis ajudar-me a levar a Cruz? Cristo nos acompanha, perdoa e nos chama para levar aos outros esse mesmo amor. Por fim, com o Pai Nosso, a oração que é a perfeita síntese do ensinamento de Jesus e com a bênção do Papa Francisco encerrou-se o belíssimo ato da Via Sacra.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Dom Eduardo.

eis os videos de cada estação:

1ª Estação - Jesus é condenado à morte -http://youtu.be/hE7TqKAAze4

Senhor Jesus, Cristo Redentor, eis-me aqui! Fui atraído
pelo teu divino Coração. Venho das fronteiras do
mundo. Sou missionário e encontro no meu caminho
muitos jovens inocentes que todos os dias são condenados
a morte pela pobreza, pela violência e por todo
tipo de consequências do pecado que nos machuca
desde as origens da humanidade. Quero seguir teus
passos na certeza de que tudo posso n'Aquele que
me fortalece e se Deus é por nós, quem será contra nós?


2ª Estação - Jesus toma a cruz aos ombros -http://youtu.be/_Z7aqth7FM0

Senhor Jesus, Cristo Redentor, eis-me aqui! Fui convertido
pelo teu divino Coração. Tomaste sobre os
ombros minhas dores e misérias. Era
minha a cruz que te feriu. Quero completar o teu
sacrifício em minha vida, deixando-me tocar por tão
grande amor e dando testemunho com as palavras e
com o exemplo ali onde o mundo precisa. Levarei
para sempre a tua cruz no meu peito e as tuas palavras
no meu coração. Quero ser instrumento deste amor
que nunca se cansa de amar.

3ª Estação - Jesus cai pela primeira vez -http://youtu.be/JMJsojpW4wo

Senhor Jesus, Cristo Redentor, eis-me aqui! Nas
quedas sou animado pelo teu humilde Coração. Sou
voluntário numa comunidade de recuperação de jovens
que caíram na dependência química. Sao vítimas
de um comércio violento e cruel. São desfigurados e
correm o risco de permanecer no chão. Vejo teu rosto
na face de cada um deles. Ensina-me a ser como o
bom samaritano que, para além dos discursos, tem
coragem de levantar quem está caído a beira do caminho
e cuidar de suas feridas.
Neste gesto de solidariedade salutar, ensina-me que
somente em ti encontraremos a total transfiguração.

4ª Estação - Jesus encontra sua Mãe - http://youtu.be/3sMWQ-_MVTM

Senhor Jesus, Cristo Redentor, eis-me aqui! Contemplo
a profunda comunhão de amor entre o teu Coração
e o coração de tua mãe. É uma comunhão redentora! Aquela troca silenciosa de olhares no caminho da cruz fala mais do que qualquer discurso ou palavra. A
dor do filho é realmente a dor da mãe. Isto me faz pensar nas lutas em favor da vida da sua concepção até o seu fim natural. Nós mulheres temos uma vocação
muito forte para defender tudo o que vive. Não podemos aceitar a violência de quem se acha no direito de interromper uma vida indefesa. Queremos proclamar
com tua mãe: O Senhor fez em mim grandes coisas. Derruba do trono os arrogantes e eleva os humildes. Manifesta a força de seu braço e nos sustenta
nos caminhos da nova evangelização.

5ª Estação - Simão Cirineu ajuda Jesus a carregar a Cruz -http://youtu.be/ppiLkSAVUqM

Senhor Jesus, Cristo Redentor, eis-me aqui!Fui chamado
pelo teu divino Coração. Sou um jovem vocacionado
a caminho do sacerdocio. O teu apelo ressoa
muito forte no meu interior: Quem quiser ser meu
discípulo, tome sua cruz e siga-me!Mas nem sempre
compreendo que a luz passa pela cruz. Ao carregar
um pouco do teu fardo quero aprender os caminhos
da configuração a ti. Que um dia eu possa dizer: eu
vivo, mas não sou eu que vivo é Cristo que vive
em mim. Faz de mim um ministro
transparente. Livra-me da tentação dos primeiros
lugares e ensina-me a ser um bom pastor, que dá a
vida para congregar teu povo na unidade.

6ª Estação - Verônica enxuga o rosto de Jesus -http://youtu.be/Bl3-Iu0i1Lg

Não posso me calar quando encontro nas
vias-sacras da vida tantas vítimas de uma cultura de
morte: mulheres prostituídas e famílias na miséria,
enfermos sem atendimento e idosos desprezados, migrantes
sem terra e jovens desempregados, pessoas
excluídas da cultura digital e minorias tratadas com
preconceito... a lista e grande, meu Senhor. Ao enxugar
as lagrimas, o suor e o sangue do rosto destes
irmãos e irmas vejo maravilhada que a tua face
fica estampada no lenço da minha solidariedade. Ensina-me a sempre unir mística
e militância, fé e vida, céu e terra, porque o Pai e nosso
e somos irmãos, mas o pão também e nosso e somos
cristãos, ou seja, gente que acredita no milagre de
repartir.

7ª Estação - Jesus cai pela segunda vez -http://youtu.be/eAYABqvy6Uw

Senhor Jesus, Cristo Redentor, eis-nos aqui! Encontramos
em teu Coração a nossa morada. Desde que
começamos a namorar ensaiamos o jeito certo de
construir uma família que tem papel fundamental
na transmissão da fé e da vida. Contemplando a tua
paixão entendemos que tudo isso foi por amor. Aprendemos,
porém, que as nossas paixões não são um
fundamento seguro. So constrói sobre a rocha, quem
edifica no amor. Dá-nos a sabedoria
de começar a construção pelos fundamentos e não
pelo telhado. Ensina-nos que cada escolha exige renúncias.
Se cairmos, Senhor, seja sempre avançando
e nunca desistindo. Mesmo nas quedas, não permita
que nos afastemos de ti.


8ª Estação - Jesus consola as mulheres de Jerusalém -http://youtu.be/W_DKlxH5PNs

Senhor Jesus, Cristo Redentor, eis-me aqui! No teu
Coração tão humano aprendi o valor salvífico do
sofrimento e da dor. Completo na minha carne o
que falta aos teus sofrimentos pelo teu Corpo, que
e a Igreja. Não posso esquecer que a
redenção se realizou pela tua cruz, ou seja, pelo teu
sacrifício. Isto me ensina que a dor faz parte da condição
humana e tocada inteiramente pelo teu amor
que salva. Isto não me leva a uma resignação alienada,
mas me faz consciente de que algumas dores são oportunidades
para me unir a tua cruz. É um mistério que
apenas quem sofre unido a tipo de discernir na medida
certa. Ensina-me que na hora da dor melhor do que
falar sobre Deus e falar com Deus. A prece consola
mais que a explicação.

9ª Estação - Jesus cai pela terceira vez -http://youtu.be/kxgqXMfmvtM

Senhor Jesus, Cristo Redentor, eis-me aqui! No teu
Coração de mestre encontrei a Verdade. Venho do
mundo dos estudos. Eles fazem parte da minha missão
neste momento. O conhecimento e a ciência me encantam,
mas muitas vezes me seduzem e até induzem
a imaginar que não preciso de ti. Mas meu coração
tem sede de um amor e de uma verdade que superam
os amores e as verdades desta terra. Apenas na tua
Verdade encontro a sabedoria eterna. E neste tesouro
encontro as forças para não mais cair. Apenas quem
encontra a Verdade, para além dos limites do corpo,
fica verdadeiramente de pé.

10ª Estação - Jesus é despojado de suas vestes -http://youtu.be/XI_VHCUI12c

Senhor Jesus, Cristo Redentor, eis-me aqui! Teu
Coração me ensina tantas maneiras de promover a
comunhão. Faço parte desta geração que nasceu
conectada por meio da Internet. Sei que as redes sociais
são uma possibilidade para construir relações
verdadeiras, mas exigem muita atenção para não ficar
refém das forças de dispersão que despojam a juventude
de sua identidade. A manipulação da inteligência
é uma delas. Isto nos pode levar a alienação dos
direitos religiosos, sociais e ate políticos. Olhando para
o teu despojamento total no caminho da cruz eu
peço em nome de minha geração: que a tua graça
nos ensine os caminhos para evangelizar o continente
digital e nos deixe atentos a possível dependência
ou confusão entre o real e o virtual, correndo o risco
de dispensar o encontro com as pessoas por contatos
na rede.

11ª Estação - Jesus é pregado na cruz -http://youtu.be/qDVgQUuuQYE

Senhor Jesus, Cristo Redentor, eis-me aqui! No teu
divino Coração encontrei a verdadeira liberdade.
Estou consciente daquilo que disse João Paulo II: a
pior das prisões é um coração fechado. Milhões de
jovens estão presos cumprindo pena por um erro
cometido. Teu olhar de perdão no alto da cruz me
faz pensar que é possível mudar de vida. Ensina-me
que a tua cruz uniu a terra e o céu e os teus braços
abertos acolhem a todos, ate quem está na prisão. E bom saber que amas não apenas quem é justo e santo, mas também o pecador. Obrigado, Senhor, pela tua imensa compaixão!

12ª Estação - Jesus morre na cruz -http://youtu.be/XHLWo9CYS8Q

Senhor Jesus, Cristo Redentor, eis-me aqui! Em teu
Coração encontrei a vida e a vida em plenitude. Conheces
bem os limites de minha condição física. Vivo
um tempo difícil de purificação. A doença é a minha
cruz. Aceita-me unido a ti neste momento. A certeza
de que estas comigo faz cada minuto valer a pena.
Gostaria de viver muitos anos, mas o que é isso diante
da eternidade? Então, Senhor, fortalece em mim a fé,
a esperança e a caridade. E que eu escute de tua boca
a frase que consolou tantos doentes e sofredores: Tua
fé te salvou, vai em paz!

13ª Estação - Jesus é descido da cruz -http://youtu.be/vlumAoBjRzY

Senhor Jesus, Cristo Redentor, eis-me aqui! É maravilhoso
escutar as lições do teu divino Coração.
Passo os dias no silêncio de sons e palavras. Não consigo
ouvir com os ouvidos, mas escuto tua voz em
meu coração. Ao ver-te descido da cruz, repousar no
colo piedoso de tua querida mãe, sinto que todos os
discursos são insuficientes e uma única palavra já
é demais. Existem momentos em que o silêncio e a
contemplação falam muito mais. Ensina-me a descrucificar
os meus irmãos. Que o meu testemunho seja
um silencioso grito de amor e de solidariedade.

14ª Estação - Jesus é sepultado - http://youtu.be/xtfqiVpaQLQ

Senhor Jesus, Cristo Redentor, aqui estamos, envia-nos!
Queremos ser um só coração e
uma só alma. Iremos a todas as nações da terra para
dar testemunho de que encontramos o verdadeiro
caminho para a vida. A semente de tua Palavra caiu
em nossos continentes. Não ficará sepultada na terra.
Ensina-nos a cultiva-lá para que nasçamos frutos de
uma nova evangelização.

Papa Reza o Pai Nosso e abençoa os fiéis -
http://youtu.be/duW-7wGsJ64

Queremos ser um só coração e uma só alma -http://youtu.be/FxO5o8wqUfs

Mensagem do Papa Francisco na Via Sacra -http://youtu.be/KmqJd9IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário